Animais exóticos do Mundo inteiro estão ao alcance de um passeio de dois quilómetros no parque zoológico Europaradise, espaço de 25 hectares inserido na Quinta da Gardoa, em Montemor-o-velho. Há mais de 90 espécies de mamíferos e 120 de aves para apreciar, num passeio a pé em que cada um pode demorar o tempo que quiser a percorrer o circuito, uma e outra vez.
Corpo do artigo
Macacos a balouçar nas árvores, tigres, lamas, zebras, cangurus e cabras-anãs têm feito, desde 1998, aquando da abertura , as delícias de miúdos e graúdos. Mas há muitos mais animais a espreitar nas pequenas ilhas artificiais, perto do olhar dos visitantes.
No parque, que se percorre por um caminho de terra batida, há um pequeno lago onde aves aquáticas repousam e os visitantes podem fazer uma pausa e admirar a paisagem.
Não se pode passar pelo Europaradise sem admirar as cores da casuar unicarúnculado, uma ave de grande porte típica da Austrália e Nova Guiné, em vias de extinção. A fêmea que habita em Montemor é a única existente em Portugal, mas observá-la requer cuidados, já que é agressiva e muito forte.
A visita ganha sabor especial quando o fundador do parque e tratador , Agostinho Pedro, se detém a conversar com os visitantes. Tanto pode pedir ao grou Pinóquio que faça uma vénia a quem o admira, como contar os cuidados que tem a alimentar os tigres, os sustos que apanhou com a casuar ou mostrar um filhote de lama que nasceu há dois meses.