É uma excelente aluna, mas o que Maria Albino, 9 anos, de Montalegre, gosta mesmo de fazer na escola é de se divertir com os colegas durante o recreio. "Costumamos brincar todos juntos, saltar à corda e jogar à macaca", explica a jovem aluna, uma das premiadas com um vale de compras de 500 euros da Staples pela iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo JN, que sonha ser estilista e desenhar os vestidos da "Barbie".
Corpo do artigo
Já na sala de aulas, a estudante gosta mais de brincar com os números do que com as letras, embora seja igualmente boa às duas disciplinas. E, para que a matéria não lhe fuja da cabeça, até nas pausas escolares dedica atenção aos livros. "Até nas férias, às vezes, estudo, porque a minha mãe me diz para não esquecer o que já aprendi", conta a jovem, ressalvando que o que gosta mesmo de fazer é "ir à piscina, andar de patins, ir com o pai para Braga ou brincar com as primas no Porto". Com o vale, Maria quer comprar "uma impressora, porta-lápis dos "Minions", canetas, lápis, borrachas, cadernos e uma cadeira para o quarto". São 500 euros que, segundo a mãe, Maria Leonor Surreira, de 39 anos, "vêm ajudar muito no orçamento familiar".
"Nesta altura, gasta-se um ordenado em livros e material escolar. A autarquia paga os livros a quem tem escalão A e oferece 50% a quem tem escalão B. Mas acho que devia haver mais incentivos, porque se há tanto dinheiro para gastar noutras coisas, porque não na educação, que é bem mais importante?", atira a assistente operacional no centro escolar onde a filha estuda, considerando "muito boa" a iniciativa do JN. Bastante atenta ao desempenho escolar da jovem estudante, Maria Leonor tem uma quota-parte de responsabilidade nos excelentes resultados obtidos pela filha.
"O prémio é sinal de muito trabalho da Maria durante o ano e meu também, pois ajudo-a em casa. Quando se trata de estudar, fazemo-lo as duas. Tenho a preocupação de, quando chego a casa, sentar-me com ela uma hora ou duas para a ajudar", justifica esta mãe.