No ano em que consegue ter tempo e dinheiro para férias, o ator José Neves, homem do teatro e, mais recentemente, das novelas da TVI, divide-se entre a praia com os filhos e uma ida à Guarda, onde tem família e amigos.
Corpo do artigo
Este ano tem dinheiro para férias?
Sim, 15 dias na praia na companhia dos meus três filhos e sem grandes gastos.
O que não vai deixar de fazer?
Não vou deixar de ir à Guarda. Ir à Galé dar uns mergulhos na segurança dos "meus" nadadores brincalhões. Beber uma cerveja ao fim da tarde no pequeno bar da praia. Grelhar peixe. Jogar pingue-pongue. Andar de carro com as janelas abertas e sem pressas. Ir ao Porto tomar café com o Zé Luís.
Convença-me a passar férias na Guarda.
Olhar o horizonte da torre do castelo da Guarda é um privilégio raro. A terra e o céu. A cidade aos tombos, serra abaixo. A Sé Catedral e a Praça Velha. Com arcadas, esplanadas, miúdos a jogar à bola, bicicletas, gente que passa com tarefas, turistas espantados, cães a dormir à sombra do D. Sancho que agora se encostou à sombra da Sé. A Judiaria de ruas estreitas, balcões, portas de muralhas. E casas que caem e outras que alguém não deixa cair. A igreja de São Vicente e a chouriça assada na tasquinha. Ver as torres da igreja da Misericórdia. Passar no Paço da Cultura e dar um abraço ao Américo Rodrigues. Sair de lá com dois livros. Parar na alameda de S. André. E lá que está aquela fonte enorme. Com serpentes de pedra.
Qual é o segredo mais bem guardado da cidade?
Se houvesse um segredo bem guardado na Guarda, as pessoas não dormiam. Shiuu...
Vai ao teatro em férias?
O Poder Político já quase acabou com o teatro neste país. Mas sim. Procuro e vou ver teatro em férias.