As férias ainda não lhe deram a oportunidade de partilhar a novidade com os colegas, mas Bárbara Ferreira, 11 anos, de Fânzeres, já avisa que mal comece o ano letivo irá espalhar a notícias de que foi uma das vencedoras da iniciativa "Regresso às Aulas", do Jornal de Notícias, com um vale de compras de 500 euros da Staples.
Corpo do artigo
Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4
"Ainda não contei a ninguém, mas mal comecem as aulas vou dizer aos meus amigos que ganhei o prémio", diz, cheia de orgulho, a jovem, contando que ficou "muito contente por ter sido escolhida".
"Pensei logo em comprar uma mochila nova e material escolar", acrescenta Bárbara Ferreira, que sonha vir a ser "médica ou veterinária". "A segunda porque gosto muito de animais e médica porque gosto de ajudar muito os outros", explica a estudante, afirmando que "gosta mesmo de estudar".
E de tudo o que aprendeu até ao momento, o que a jovem aluna mais gostou foi a "diversidade dos animais", pois "as ciências são uma paixão desde que era pequena".
A mãe, Maria de Lurdes Ferreira, 45 anos, viúva e desempregada, ressalta que o percurso da filha "foi sempre cinco estrelas". "Quando ela foi para a primária, a professora até se esquecia que ela tinha só seis anos e dizia que via nela uma pessoa grande. A maneira dela falar é como se fosse uma adulta, não corresponde a 11 anos, está muito madura para a idade", anota a progenitora, confirmando que não é preciso mandá-la estudar. "Se tiver algum trabalho para fazer, as coisas da escola estão à frente. E não é um escape para fugir às tarefas", frisa.
Sobre a iniciativa do JN, Maria de Lurdes acredita que esta "serve de incentivo para estudarem mais a fim de terem boas notas e ajuda a elevar a auto-estima dos alunos". E finaliza: "Mais empresas deviam apoiar ações deste género".