Quem chega à praia da Barra, em Ílhavo, o ponto onde a ria de Aveiro desagua e se encontra com o mar, é recebido pelo imponente farol que ilustra os postais desta praia urbana. A torre de controlo de tráfego marítimo, concluída em 1893, tem 62 metros de altura, o que o torna o maior de Portugal e um dos mais altos da Europa. A vista que se alcança sobre a costa arenosa e a cidade dos canais compensa a subida dos 288 degraus.
Corpo do artigo
Dali se avistam os 1400 metros de costa arenosa que fazem da Barra uma das mais frequentadas da região, ideal para quem quer simplesmente estender a toalha no areal para descansar ou para quem procura desporto e muita animação.
A praia recebe o nome por se localizar junto à barra artificial do porto de Aveiro e, do areal, é possível ver as embarcações de pesca a entrar e sair, rodeadas de gaivotas.
É difícil não encontrar o que fazer para se divertir. A Barra é "spot" para a prática do surf, windsurf, vela e pesca de mar. Tem uma ciclovia que permite percorrer toda a praia, diversos campos de jogos, paredão para passear, praças de esplanada, restaurantes para provar o peixe fresco, bares, gelatarias, lojas diversas e parques infantis.
Não faltam quiosques onde provar as típicas tripas (doce de bolacha americana mal cozida, com diversos recheios), a companhia ideal para ver o pôr do sol, antes de partir para mais diversão. É que a Barra não dorme no verão e, noite dentro, os bares promovem festas que dão ritmo e colorido à praia.