Freguesia de Cadima, em Cantanhede, atrai todos os anos centenas de pessoas para banhos em águas calmas
Corpo do artigo
Para os mais pequenos, pesa a piscina natural. Para os mais velhos, são as sombras e o amplo espaço relvado os argumentos que, ano após ano, fazem com que famílias inteiras passem um ou mais dias na praia fluvial de Olhos da Fervença.
Num local rodeado de pinhal, a Autarquia de Cantanhede construiu a piscina natural, tirando partido das várias nascentes existentes no local, e, em torno desta, criou um amplo espaço que reúne quase tudo o que é necessário para um dia de verão em família: um pequeno areal, uma vasta área de prado e relvado para banhos de sol, circuitos pedonais, parque de merendas com mesas a convidarem ao piquenique e campos de jogos para algum exercício. Há ainda balneários de apoio, um bar com esplanada e por ali não faltam, de vez em quando, os vendedores de tremoços ou doces regionais para entreter a tarde.
Todos os anos, são às centenas as pessoas que preferem a lagoa calma e não muito profunda às praias de mar. E, ao fim de semana, em agosto, quem quer mesa e churrasqueira na área do parque de merendas tem mesmo de chegar bem cedo.
A Autarquia garante a qualidade das águas e o respeito pelas recomendações das entidades reguladoras do ambiente, água e recursos naturais, bem como outras normas instituídas para equipamentos do tipo. O local não era de muito fácil acesso, mas a A17 facilita a vida a quem vem de fora e, mesmo nas vias municipais que ligam a freguesia de Cadima, encontram-se indicações para a praia.