Maria Rocha, de Ermesinde, gosta tanto da escola que o seu sonho é poder dar aulas no futuro. Apesar de ainda ser muito jovem, a premiada da iniciativa "Regresso às Aulas" com um vale de compras de 500 euros da Staples, valoriza muito a profissão de docente. "Os professores são a base de tudo, sem eles não eramos nada", diz a estudante, de 11 anos.
Corpo do artigo
"Quero ser professora do ensino básico, pois gosto muito de ensinar", revela Maria, que costuma ajudar os colegas a estudar antes dos testes. "Eles pedem-me, normalmente história e ciências, e aproveito e também estudo um pouco. Gosto de estudar, gosto mesmo muito", frisa a premiada.
E a mãe Sandra Moura, 43 anos, operadora de loja, conta que a filha "reclama muito com os professores, porque quer aprender mais". "Acha que é pouco e pede mais deveres para casa. Os colegas é que não gostam da brincadeira", diz, entre risos. Embora devido ao trabalho não consiga dedicar a Maria o tempo que gostaria, não precisa de andar "em cima" da filha. "Ela sabe quando tem estudar. Anda num ATL e quando os testes se aproximam pergunta-me se tenho dinheiro para pagar a um professor, que cobra 5 euros à hora, para ir mais preparada. Nunca me preocupei com a Maria, porque ela foi sempre boa aluna", refere Sandra Moura, continuando: "Ela sabe que se estudar vai ter bases para conseguir uma bolsa de estudos para poder entrar numa faculdade pública e seguir o que quiser".
Mas para a mãe de Maria Rocha mais importante do que o desempenho escolar da filha, são os valores que lhe quer incutir. "Fico muito orgulhosa por ela ser boa aluna, mas mais fico de ela ser um bom ser humano e saber partilhar as coisas", afirma a progenitora, revelando que os 500 euros serão repartidos com outros colegas. "Ainda no ano passado tive de pedir dinheiro emprestado para os livros, mas soube que havia uma menina com uma mochila que se estava a desfazer e ela levou a dela para dar à colega. Saber que ela fez isto é muito importante para mim", finaliza Sandra.