A vida de Adriana Gonçalves, 10 anos, de Monte da Pedro, Crato (Portalegre), não tem sido fácil. Contudo, a jovem premiada na iniciativa "Regresso às Aulas", do Jornal de Notícias, com um vale de 500 euros da Staples, tem sido uma guerreira e um exemplo de superação das dificuldades.
Corpo do artigo
Aos dois anos e meio foi-lhe diagnosticado um linfoma linfoblástico na zona abdominal. Fez tratamentos de quimioterapia, passou por fases muito complicadas e chegou a estar com a vida por um fio. Resistiu a tudo e não fossem as consultas regulares no IPO de Lisboa, a doença seria apenas uma lembrança do passado.
"Ela era muito pequenina e se calhar por isso teve a força psicológica para dar a volta por cima. Como ela não percebia, ajudou bastante. É uma guerreira enorme", diz a tia, Susana Belo, 40 anos, ajudante de cozinha, que acompanhou a sobrinha na visita à redação do JN, em Lisboa. No entanto, segundo a familiar, este é apenas um dos problemas com que a jovem se depara: "O percurso dela tem sido bastante complicado a nível familiar, passa por maus bocados, mas o ponto positivo é ser tão inteligente como é". "Sempre foi boa aluna. Em casa não estuda muito, mas entra na sala de aula e esquece o que se passa em casa. A professora nem se apercebe disso", completa Susana Belo.
A própria Adriana reconhece "não estudar muito". "Só quando estou perto dos testes. Fixo bem a matéria", explica a jovem, que já decidiu o que vai adquirir com o vale. "Vou fazer um cantinho de estudo e vou comprar material escolar necessário. Primeiro pensei numa mochila nova e depois na secretária e estante", refere a jovem, revelando que sonha ser pediatra. "Quando estive no hospital ainda me lembro das crianças que lá estavam e quero ajudá-las", finaliza.