A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária anunciou a detenção de um homem, de 48 anos, suspeito do crime de pornografia de menores, nomeadamente através da "criação de perfis e contas de correio falsos no Facebook".
Corpo do artigo
O homem de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, fazia-se passar por uma "menor do sexo feminino" e, desde o início de 2011 criou "diversos perfis e contas de correio eletrónico falsos no Facebook" para "aliciar pedófilos a enviarem-lhe imagens de pornografia infantil", descreve a PJ, no comunicado enviado à Lusa.
Nas buscas feitas à residência do operário fabril foram encontrados "centenas de ficheiros", muitos dos quais com imagens de "abusos sexuais de crianças", acrescenta o comunicado.
"No decurso da busca à sua residência, em Oliveira de Azeméis, foi apreendido diverso equipamento informático onde estavam armazenados centenas de ficheiros com imagens de pornografia de menores, muitas das quais contendo abusos sexuais de crianças", escreve a PJ.
Para além da criação de perfis e correios eletrónicos falsos no Facebook, o homem recorreu também a grupos desta rede social "conotados com práticas pedófilas".
Desta forma, o indivíduo "conseguiu obter material pornográfico de menores, envolvendo exclusivamente crianças, que depois partilhava e trocava com pedófilos de todo o mundo", refere aquela força policial.
A identificação e a detenção do homem "pela presumível prática de crime de pornografia de menores" foram feitas pela Diretoria do Norte da PJ.
O detido, de 48 anos de idade, operário fabril, vai ser presente à autoridade judiciária competente para um "primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas", refere o comunicado.