Dois dos sete detidos nos protestos ocorridos, em frente à Assembleia da República, no dia da greve geral, foram condenados a seis meses de prisão, com pena suspensa por um ano.
Corpo do artigo
Carlos Varela, de 27 anos, que estava acusado de injúria qualificada e desobediência foi apenas condenado pelo segundo crime.
Eva Massy, de 16 anos, que estava acusada pelo crime de ofensa à integridade física por alegadamente ter arremessado uma pedra contra os polícias, foi igualmente condenada a seis meses de prisão, com pena suspensa por um ano.
O terceiro arguido que ouviu a leitura da sentença, esta sexta-feira, foi Francisco Salema, de 28 anos, que acabou por ser absolvido do crime de desobediência pelo qual estava acusado.
Na manifestação do dia de greve geral, alguns manifestantes tentaram, durante o protesto que decorreu frente à Assembleia da República, subir as escadarias do edifício, o que motivou a intervenção policial, da qual resultou a detenção de sete pessoas e ferimentos num polícia e num fotojornalista.
Além destas três pessoas, foi igualmente detido um cidadão alemão, Manuel Beck, que será julgado em processo comum. Manuel Beck está acusado de ofensa à integridade física qualificada e resistência e coacção sob funcionário.
Na segunda-feira, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) esclareceu que Manuel Beck consta no sistema Schengem como sendo "indivíduo violento", considerando o advogado que se trata de "uma suspeição injusta e inadequada", apesar de não saber se ele é ou não violento. O arguido continua sujeito ao termo de identidade e residência.