Uma das agressoras da adolescente vítima de violência num vídeo divulgado na Internet e o alegado autor das imagens foram detidos, sexta-feira, pela PSP e vão ser presentes, este sábado, a um juiz no Tribunal de Instrução Criminal. Dois outros jovens, que assistiram à agressão, foram constituídos arguidos e estão sujeitos a Termo de Identidade e Residência.
Corpo do artigo
Uma das alegadas autoras da agressão a uma menor de 13 anos, em Lisboa, e o suposto autor do vídeo foram detidos, esta sexta-feira, e transportados para a esquadra da PSP de Benfica ao início da tarde.
Entretanto, estes dois jovens foram levados para o Comando da PSP, onde passarão a noite, para, no sábado, serem presentes a um juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A rapariga é acusada de ofensas corporais qualificadas e o rapaz é acusado de co-autoria de ofensas corporais graves.
"A suspeita de 16 anos, que agrediu a menor de 13 anos, foi detida esta manhã pela PSP, cerca das 11.30 horas, na Póvoa de Santa Iria, junto à sua residência, após o cumprimento de Mandado de Detenção", informou a PSP, em comunicado.
"O suspeito de 18 anos, que efectuou a filmagem da agressão e sua publicação, foi detido esta manhã pela PSP, cerca das 12.30 horas, na Reboleira, junto à sua residência, após cumprimento de Mandado de Detenção", revelou a PSP. "Foi-lhe ainda apreendido o telemóvel usado para a gravação, bem como o computador", acrescentou a Polícia.
Gravidade e perversidade
O Ministério Público (MP) ordenou a emissão dos mandados de detenção "atendendo designadamente à gravidade das ofensas à integridade física qualificadas indiciadas, à perversidade de actuação dos dois arguidos detidos (criminalmente imputáveis) que incluiu a divulgação da violenta agressão através da Internet, provocando intranquilidade e alarme social intenso".
Em relação à outra jovem co-autora, por ser menor de 16 anos, o expediente foi remetido para o Tribunal de Família e Menores de Loures, por ser o competente face à regra da Lei Tutelar Educativa (residência do menor), sendo autuado com inquérito tutelar educativo.
Outros dois arguidos em liberdade
No âmbito deste caso, foram ainda "constituídos arguidos dois outros suspeitos, de 17 anos, que se encontravam na altura das agressões" no local e assistiram a tudo, informou o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.
Estes dois jovens saíram em liberdade da esquadra da PSP de Benfica, sujeitos a Termo de Identidade e Residência.
A família da jovem que foi agredida a murro e a pontapé por outras duas e cujas imagens foram publicadas no Facebook saiu da zona de Belas, onde residia, e está refugiada em Trás-os-Montes, com medo de represálias, segundo soube o JN.