O jovem, membro do gangue da Lapa, foi condenado por três crimes. Tio do arguido condenado a pena de multa por falso testemunho.
Corpo do artigo
O tribunal de Matosinhos condenou hoje a uma pena suspensa de três anos de prisão o jovem que em Maio de 2008 atropelou mortalmente um varredor de rua, tendo abandonado o local em seguida.
Fernando Teixeira, membro do gangue da Lapa já julgado no Tribunal de São João Novo por outros crimes, foi condenado por homicídio por negligência, ofensa à integridade física por negligência e omissão do dever de auxílio.
O tribunal concluiu não terem ficado dúvidas sobre a autoria dos crimes ou da manobra de condução efectuada que levou à morte do varredor.
O caso remonta a 23 de Maio de 2008 quando, na freguesia da Senhora da Hora em Matosinhos, o veículo em que o jovem seguia se despistou, atingindo o varredor de rua que acabou por falecer.
O arguido, então com 17 anos, embateu ainda em três outros varredores de rua que também se encontravam a trabalhar naquele momento, fugindo em seguida do local do crime.
O juiz responsável pelo julgamento considerou não haver razão para uma pena de prisão efectiva já que "as coisas aconteceram por descuido e não com uma intenção deliberada".
Acrescentou que "a pena efectiva não se adequa nem é susceptível de conduzir a um processo de ressocialização" do arguido que apesar de ter antecedentes criminais não apresenta "condenações por crimes exacerbadamente graves ou de grande alarme social".
Neste processo era também arguido o tio de Fernando que acabou condenado ao pagamento de uma multa de 900 euros pelo crime de falsidade de testemunho.
O juiz advertiu os dois arguidos que o tribunal espera que "consigam interiorizar o desvalor desta conduta" e assim "inverter o caminho" que têm seguido.