Cinco homens foram detidos na sequência do desmantelamento de uma rede criminosa internacional que operava em Portugal e se dedicava à introdução de elevadas quantidades de haxixe na Península Ibérica, anunciou a Polícia Judiciária.
Corpo do artigo
Segundo a PJ, o núcleo principal da organização centrava-se em Portugal, sendo o haxixe desembarcado em Espanha por via marítima e depois transportado para território nacional, onde era redistribuído para venda por todo o País.
No decurso da operação policial foram detidos cinco estrangeiros, que seguiam em quatro viaturas e que no interior continham elevadas quantidades de haxixe, adianta a PJ, sublinhando que os detidos foram abordados na Autoestrada A2, sentido Sul-Norte, com a colaboração da GNR.
Durante as detenções, os cinco homens ainda tentaram fugir, mas tal não chegou a concretizar-se devido à "pronta resposta dos elementos policiais presentes no local", refere uma nota daquela polícia.
No decurso da operação foram executados, em simultâneo, diversos mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de 381,5 quilos de haxixe, seis viaturas, cerca de 21 mil euros e diversas documentos.
Os detidos, com idades entre os 23 e 53 anos e sem qualquer profissão, já foram ouvidos em tribunal, tendo ficado em prisão preventiva.
O desmantelamento total desta rede criminosa surgiu no seguimento de uma operação realizada pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ, em maio de 2012, na zona de Loulé, em que foi detido um português e apreendido cerca de 450 quilos de haxixe.