A Polícia Judiciária anunciou esta terça-feira a detenção de dois presumíveis autores de roubos de viaturas e de assaltos a estabelecimentos de compra de ouro usado, que decorreram na primeira quinzena deste mês.
Corpo do artigo
Em comunicado, a PJ refere que o casal foi detido na segunda-feira, sendo que o homem, de 39 anos, tinha saído de um estabelecimento prisional no dia 3 de Junho, onde esteve 12 anos e meio a cumprir uma pena de prisão por tráfico de droga e furto, enquanto que a mulher detida, de 38 anos, tem antecedentes criminais por roubo, burla e condução perigosa.
A PJ acrescenta que os detidos iniciaram "uma sequência de crimes" no Porto, com o roubo de uma viatura automóvel, utilizando uma arma de fogo transformada para calibre 6,35, que tinham adquirido algum tempo antes.
Neste roubo, o casal subtraiu ainda ao proprietário daquele automóvel um telemóvel e 110 euros em dinheiro.
"Nesse mesmo dia, e com actuação idêntica, em Vila das Aves, apossaram-se de um outro veículo que a sua proprietária acabava de estacionar, tendo esta sido obrigada a permanecer inativa face à ameaça da arma".
Já no dia seguinte, esclarece a PJ, os suspeitos terão assaltado um estabelecimento de compra de ouro usado, em Vila Nova de Famalicão, obrigando a funcionária aí presente a entregar-lhes artefactos em ouro e dois mil euros em dinheiro.
Na sexta-feira passada, no Porto, os suspeitos conquistaram "mais um veículo que estava estacionado com as chaves na ignição".
Já no sábado, o casal deslocou-se "até Vila das Aves, onde assaltou ainda um outro estabelecimento de compra de ouro usado, obrigando a única funcionária presente a entregar-lhes cerca de dois mil euros em dinheiro".
No âmbito da acção policial realizada, resultou, até ao momento, a recuperação dos veículos e a apreensão da arma de fogo e respectivas munições.
O casal vai agora ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.