<p>A neve voltou a cair nas últimas horas no Reino Unido e está a afectar aeroportos, linhas ferroviárias e estradas por todo o país, continuando aquele que os metereologistas consideram o mais frio de Dezembro em várias décadas. </p>
Corpo do artigo
O aeroporto de Gatwick, no sul de Londres, que serve várias ligações a Portugal, anunciou que vai ficar fechado pelo segundo dia consecutivo e só tenciona reabrir na sexta feira de manhã.
Na mesma zona a sul da capital britânica, uma das companhias de comboios suspendeu os serviços e outra está a funcionar com um horário reduzido.
Heathrow, o aeroporto mais movimentado da Europa, situado a oeste de Londres, admite que poderá também ter problemas.
Outros aeroportos britânicos de menor dimensão estão também fechados, enquanto que em Edimburgo, que também está fechado deste quarta feira, há a esperança de poder voltar a operar perto da hora de almoço.
As ligações ferroviárias a Paris e Bruxelas pelo Eurostar estão também a ser prejudicadas e sete dos 17 comboios previstos já foram cancelados.
Em Sheffield, no norte de Inglaterra, uma centena de automobilistas continuaram a dormir na última madrugada numa igreja após terem sido bloqueados numa estrada cortada pela neve.
O cenário é pior mais a norte, na Escócia, onde há escolas que estão fechadas desde segunda feira, resultando em mais de 250 mil alunos sem aulas na quarta feira.
As autoridades estão a aconselhar as pessoas para se deslocarem apenas se for necessário, mas na imprensa já se lêem críticas à falta de limpa-neves e de sal para limpar as estradas.
Estima-se que este seja o mais forte nevão nesta altura do ano na Escócia desde 1965.
Em alguns pontos do país, as temperaturas chegaram aos -14 graus Celsius e há alertas de mais neve na Escócia, nordeste, este e sul de Inglaterra.
Na Polónia, o frio é ainda maior, tendo caído até aos -26º, causando a morte de oito pessoas.
Na Suíça, o aeroporto de Genebra reabriu esta manhã, mas avisou para o perigo de atrasos nos acessos.