Dois aviões Canadair espanhóis ajudaram, esta quarta-feira, a dominar o incêndio que deflagrou na terça-feira à tarde no concelho de Góis, distrito de Coimbra, e continuam a poiar o combate às chamas no distrito de Viseu.
Corpo do artigo
"Os aviões estão no terreno desde as 7 horas", disse à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna, referindo que, depois de resolvida a situação de Góis, os Canadair espanhóis seguiram para o distrito de Viseu, onde estão ativos vários incêndios.
As aeronaves de Espanha deslocaram-se para Portugal para reforçar o dispositivo português de combate a incêndios florestais depois de o Governo ter acionado o acordo bilateral de Portugal com Espanha, informou o ministério da Administração Interna.
A tutela adiantou que Portugal também pediu à França, ao abrigo do acordo bilateral já acionado pelo Governo, dois aviões Canadair, mas para o período de 25 a 31 de agosto.
Quase 700 bombeiros combatiam às 9 horas desta quarta-feira sete incêndios em Portugal continental, estando 428 destacados para o fogo que lavra no concelho de Góis, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Com as chamas dominadas em Góis, o número de operacionais no terreno diminuiu para cerca de 300, divididos por cinco fogos, três no distrito de Viseu e dois no de Viana do Castelo.
Na Serra do Caramulo/ Silvares, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, um total de 95 operacionais, apoiados por 25 veículos, combatiam, às 12.30 horas, uma frente ativas de um incêndio em mato, cujo início foi registado às 00:25.
Em Viseu lavram ainda outros dois incêndios, nos concelhos de Castro Daire e Vouzela.
O fogo em Alcofra (Vouzela) mobilizava, 12.30 horas, 25 operacionais apoiados por seis veículos no combate a duas frentes ativas. Este incêndio teve início registado às 23.54 horas de terça-feira.
Já o incêndio em Cotelo/Gosende (Castro Daire), com uma frente ativa, que deflagrou às 0.41 horas desta quarta-feira, era combatido às 9 horas por 35 bombeiros, apoiados por sete veículos.
Outro incêndio em mato em Montaria, no concelho e distrito de Viana do Castelo, tinha, às 12.30 horas, duas frentes ativas, que estavam a ser combatida por 34 elementos, apoiados por oito veículos.
Também em Viana do Castelo, mas em Cousso/Paderne, no concelho de Melgaço, lavrava um fogo com uma frente ativa, que estava a ser combatido por 97 operacionais apoiados por 29 veículos e três meios aéreo.
Na terça-feira, a ANPC registou 350 incêndios, que foram combatidos por 8525 operacionais, com o auxílio de 2224 veículos.
O Instituto do Mar e da Atmosfera estima que esta quarta-feira haja uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral a norte do Cabo Raso e uma pequena descida da temperatura mínima no Alentejo.