Banco de Desenvolvimento Africano prepara intervenção de milhões nos países afetados pelo Ébola
O Banco de Desenvolvimento Africano está a preparar, em conjunto com os governos da África Ocidental afetados pela epidemia do vírus Ébola, intervir com uma ajuda de 60 milhões de dólares (55 milhões de euros).
Corpo do artigo
Em declarações feitas durante a Cimeira dos chefes de Estado e membros do governo dos Estados Unidos - África, que se realizou na sexta-feira em Washigton, o presidente do Banco de Desenvolvimento Africano (BAD), Donald Kaberuka, disse que "o banco está pronto para apoiar os países da região para travar a progressão deste vírus mortal".
"Estamos de coração com os governos da África Ocidental na luta contra o vírus Ébola", disse o responsável, indicando que o BAD "está a preparar uma intervenção no montante de 60 milhões de dólares".
Este dinheiro será utilizado nos sistemas de saúde e na governação dos países afetados pela epidemia de Ébola com objetivo de reforçar as infraestruturas e formar pessoas na área da saúde.
"Trata-se de uma crise de saúde pública que ameaça desestabilizar toda a sub-região", sublinhou.
O balanço da epidemia, que apresenta uma amplitude sem precedentes, desde março deste ano já provocou a morte a 698 pessoas, tendo sido confirmados mais de 1.251 casos na Guiné Conacri, Libéria, Serra Leoa e na Nigéria.