<p>Doze distritos do continente estão em alerta amarelo até sexta-feira, devido ao alto risco meteorológico de incêndio. Esta terça-feira, registaram vários incêndios, incluindo em três parques naturais. Temperatura mínima baixa a partir desta quarta-feira.</p>
Corpo do artigo
O incêndio que mais meios envolveu ocorreu em Covão de Santa Maria, no concelho de Gouveia, no Parque Natural da Serra da Estrela. Durante mais de 11 horas, 84 homens, apoiados por 12 viaturas, combateram as chamas, que chegaram a ter uma frente activa de 1,5 km. Apesar da dimensão, nunca houve habitações em risco.
Na parte da tarde, foram os incêndios nos Parques Naturais Peneda-Gerês e de Montesinho que mais atenções requereram, tendo sido mobilizados, além dos meios terrestres, dois helicópteros. À hora de fecho da edição estavam activos dois incêndios em Montalegre, no distrito de Vila Real.
Desde o dia 12 que a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) regista mais de uma centena de incêndios florestais por dia, tendo o pico sido registado no domingo, com 177 ocorrências.
A existência de temperaturas altas, humidade relativa baixa e vegetação seca criaram condições para o surgimento de incêndios em zonas de mato e floresta. As rajadas que se fazem sentir desde a tarde de ontem em algumas zonas do país têm dificultado o combate às chamas.
Miguel Cruz, adjunto de operações nacional da ANPC, referiu, ao JN, que "o período de início da Primavera, em especial Março, é aproveitado pelas populações rurais para fazer a limpeza de terrenos através de queimadas".
Frisando que este é um cenário comum a todos os países do Mediterrâneo, o mesmo responsável afirmou que "muitas vezes as queimadas entram em descontrolo". "Dadas as condições climatérias, a propagação das chamas está mais facilitada", explicou.
Vanda Lopes, climatologista do Instituto de Meteorologia (IM), explicou, ao JN, que "embora as temperaturas máximas estejam um pouco mais elevadas do que o normal, este fenómeno é frequente no mês de Março".
A situação meteorológica, contudo, mudará a partir de hoje. Está prevista a descida da temperatura mínima já a partir de hoje e na sexta-feira começará a descer a temperatura máxima e poderão ocorrer aguaceiros a partir da tarde.