A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira garantiu esta sexta-feira que a água da rede pública daquele concelho "é de boa qualidade", rejeitando qualquer relação com os casos de 'legionella' detetados no concelho.
Corpo do artigo
Esta sexta-feira deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira 33 pessoas com queixas do foro respiratório, tendo mais tarde aquela unidade hospitalar confirmado tratar-se de infetados com a bactéria 'legionella'.
Inicialmente, os casos foram anunciados pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que, num comunicado, referia que as pessoas ter-se-iam dirigido às urgências "alegadamente por terem ingerido água".
Num outro comunicado, divulgado posteriormente, a autarquia e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira "tranquilizam toda a população", ao "garantir que a água, como sempre tem sido, é de boa qualidade e pode continuar a ser bebida".
"A Câmara Municipal e os SMAS, ao longo da tarde/noite, foram acompanhando toda a situação em parceria com as autoridades locais e centrais de Saúde e ainda em ligação com a EPAL e os seus próprios serviços laboratoriais, que estiveram a proceder a análises à água, não se verificando qualquer registo anómalo dos valores normais para o consumo humano", refere a nota.
O diretor-geral de Saúde disse, citado pela Lusa que, "ao que tudo indica", os casos de infeção por 'legionella' circunscrevem-se ao concelho de Vila Franca de Xira.
Referindo que ainda se desconhece "a natureza do problema", o diretor-geral de Saúde sublinhou que este "não é provocado por beber água".
Das 33 pessoas internadas em Vila Franca de Xira, sete estão nos Cuidados Intensivos e Intermédios, sendo que uma destas está "ventilada". "É o que está pior", referiu fonte oficial do Hospital Reynaldo dos Santos.
Os internados têm entre os 30 e 80 anos e são oriundos de locais diferentes do concelho de Vila Franca de Xira. Até ao momento, ainda não foi estabelecido um elemento de ligação entre os infetados.
Para já, segundo a mesma fonte hospitalar, há apenas a certeza de que as pessoas foram infetadas através do ar, e não através da ingestão de água. A infeção por 'legionella' não é contagiosa.
A bactéria "legionella" é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.