A Direção-geral da Saúde revelou que há um caso de legionella num doente em Luanda, Angola, e outro em Lima, Peru, ambos em pessoas que estiveram em Vila Franca de Xira, onde há um surto desta doença.
Corpo do artigo
À agência Lusa, o diretor-geral de Saúde, Francisco George, confirmou os dois casos avançados pela SIC Notícias, indicando que as pessoas adoeceram já no seu país de origem, depois de terem estado na zona de Vila Franca de Xira.
Até ao momento, o surto de legionella provocou 264 casos e cinco mortes só na região de Lisboa e Vale do Tejo, havendo casos em hospitais de outras zonas do país, mas todos ligados ao surto de Vila Franca de Xira.
Esta terça-feira ficou-se também a saber que uma mulher, de 50 anos, que esteve de férias em Vila Franca de Xira está internada no Hospital de Vila Real com legionela.
Também um homem de 49 anos infetado com legionella está internado no Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), um caso que também está relacionado com Vila Franca de Xira.
Segundo fontes hospitalares, o homem "esteve a trabalhar em Vila Franca de Xira", é da Figueira da Foz e deu entrada na urgência do HDFF na noite de segunda-feira, com febre "muito alta" e outros sintomas.