A Proteção Civil emitiu, esta quarta-feira, um alerta à população, devido à forte precipitação e ao vento moderado a forte esperados, a partir das próximas horas, especialmente nas regiões do Norte, Centro e Alto Alentejo.O país está em alerta amarelo.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) elevou o Estado de Alerta Especial para o nível amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro, para todo o país, entre as 15 horas desta quarta-feira e as 20 horas de quinta-feira.
Segundo o aviso à população da ANPC, é esperada "precipitação persistente e por vezes intensa em todo o território, entre as 00 horas desta quarta-feira e as 00 horas de quinta-feira, merecendo especial atenção as regiões Norte e Centro, incluindo Alto Alentejo no período entre as 9 e as 15 horas de quinta-feira onde podem onde podem ser atingidos acumulados de precipitação superiores a 40 mm/6h".
O vento a soprará moderado a forte no litoral Oeste a norte do cabo de Sines, com rajadas da ordem dos 70 km/h. Nas terras altas, o vento soprará forte a muito forte, em especial no interior Norte e Centro, com rajadas que podem atingir os 100 km/h, acrescenta o aviso enviado às redações.
"Pontualmente pode ocorrer, trovoadas e fenómenos extremos de vento localizados", concluiu a ANPC, em comunicado.
Por sua vez, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que seis distritos vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 6 e as 18 horas de quinta-feira devido a chuva forte.
Na informação divulgada esta tarde pelo IPMA estarão sob aviso laranja Viseu, Guarda, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Coimbra devido a "precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas de vento fortes".