O ministro da Educação, Nuno Crato, termina, esta terça-feira, uma visita oficial à Turquia, onde estabeleceu acordos de cooperação bilaterais para a investigação científica, e formalizou um programa de reconhecimento de competências em língua portuguesa para estudantes turcos.
Corpo do artigo
Em declarações à agência Lusa, Nuno Crato explicou que acordou com o seu homólogo turco, Nabi Avci, a criação de uma comissão de trabalho com elementos portugueses e turcos, que terá como tarefa, ao longo dos próximos meses, "identificar centros nos dois países onde seja particularmente proveitoso ter colaboração científica".
As áreas de investigação de interesse mútuo centram-se nas ciências da vida, nanotecnologia e materiais avançados, engenharia da comunicação e computação.
Nuno Crato adiantou ainda que o Conselho de Investigação Científica e Tecnológica da Turquia (TUBITAK), instituição equiparada à portuguesa Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), manifestou disponibilidade para financiar os projetos de investigação conjunta.
No final deste período em que a comissão de trabalho avaliará possíveis projetos de colaboração científica, o ministro da Educação e do Ensino Superior, Nabi Avci, irá visitar Portugal para assinar protocolos de aproximação na ciência, mas também na educação, uma vez que, referiu Nuno Crato, o Governo turco mostrou interesse em "trocar experiências" e conhecer as metas curriculares e alterações curriculares introduzidas no percurso escolar dos estudantes portugueses.
Quanto ao ensino da língua portuguesa na Turquia, o ministro Nuno Crato revelou que os estudantes da Universidade de Ancara, na capital turca, que frequentem o ensino de português vão poder ver reconhecidas as suas competências na língua, com a criação de um programa que vai permitir a avaliação e certificação de conhecimentos.
De acordo com o governante português existem atualmente cerca de 90 alunos a aprender português naquela universidade e o objetivo é duplicar esse número, até porque, acrescentou, há um "interesse mútuo" em acolher em Portugal estudantes universitários turcos, ao nível de licenciaturas, preferencialmente aqueles que estão a aprender a língua.
Recentemente, o ministro do Ensino Superior e da Investigação Científica da Argélia esteve em Lisboa, a convite de Nuno Crato, para uma visita oficial durante a qual foram estabelecidos acordos semelhantes aos firmados agora com a Turquia.