O código genético da variante da bactéria E.coli foi descoberto, esta quinta-feira, por cientistas do Hospital Universitário de Hamburgo, que contaram com a participação e ajuda de investigadores chineses. O gene da bactéria que atinge a Europa é um tipo especial de E.coli.
Corpo do artigo
Holder Rohde, mocrobiólogo da Universidade de Hamburgo, disse, citado pela Lusa, que esta descoberta vai permitir desenvolver novas e mais eficazes formas de diagnóstico e terapia da epidemia que já fez 17 mortos na Europa.
No entanto, não permite ajudar imediatamente as pessoas que estão infectadas pela epidemia.
Os investigadores alemães, que contaram com o auxílio de cientistas do Beijing Genomic Institut, descobriram que bactéria é o resultado de uma mutação entre duas bactérias diferentes de E.coli.
"Trata-se de uma nova combinação genética, que permite à bactéria, por exemplo, alojar-se mais tempo no intestino e causar mais danos do que outros tipos de EHEC", explicou Holder Rohde.
Hilde Kruse, especialista da Organização Mundial de Saúde para a segurança alimentar, disse também que esta variante da bactéria tem características que a tornam mais nociva para a saúde.