Capitais europeias são alternativa à costa espanhola.
Corpo do artigo
Há muitos milhares de finalistas do Secundário que escolhem Lloret de Mar para "uma semana de loucura" nas férias da Páscoa, mas são cada vez menos. À saturação do destino badalado há anos, junta-se a pressão dos pais por uma alternativa com melhor fama.
Os pais quase "que deixam os filhos ir para qualquer outro lado, menos para Lloret de Mar". Bernardo Pereira, da Paneuropa, garante que há cada vez mais procura por outros destinos, de tal maneira que, este ano, a agência nem sequer promoveu Lloret. Ibiza, Palma de Maiorca e Andorra começam, agora, a ser destinos procurados pelos finalistas.
Lloret de Mar é um destino "muito associado à componente noite" que foi ganhando má fama devido aos casos que, nos últimos anos, têm marcado o êxodo pascal dos finalistas portugueses. Os pacotes oferecidos pelas agências, que incluem "passes" com entradas diárias em discotecas, bebidas e um cartaz apelativo de DJ seduzem os jovens, mas encontram cada vez mais resistência nos pais.
O destino vende-se pela fama de uma "semana de loucura" garantida, mas também por ser barato: conseguem-se cinco dias com pensão completa, transporte e entrada em discotecas e bebidas, a partir de 249 euros. "Infelizmente, o verdadeiro destino que procuram é a noite", desabafa Isabel Rebelo, da Mundo Jovem. Porém, "há já muitos que procuram alternativa por estarem saturados e por saberem que convencem melhor os pais". "Há uma grande diferença em relação a anos anteriores", nota Isabel Rebelo, calculando que, este ano, haverá muito menos finalistas em Lloret, vila de praia com, rezam as crónicas de adolescentes deslumbrados, uma "noite de loucura".
É para os que procuram outras soluções que as agências têm trabalhado outro tipo de ofertas, com programas de animação diurnos. "Organizamos actividades e vários campeonatos", explica Bernardo Pereira, da Paneuropa, que, este ano, levou 1400 jovens até Ibiza e 500 a Palma de Maiorca.
Londres, Paris e Caraíbas
Embora a costa espanhola seja também a mais procurada por razões de proximidade e orçamento, muitos finalistas do secundário têm optado, nos últimos anos, por viagens de longo curso. Entretanto, capitais europeias como Londres e Paris estão a ganhar mercado.
Lloret, Ibiza, Palma de Maiorca e Benidorm são destinos que a Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo coloca no topo da procura. Mas o Brasil, sobretudo o Nordeste, é já um "destino tradicional" também para finalistas do secundário. Mais recente é a opção pelas Caraíbas, outro destino "bastante procurado", testemunhou o porta-voz, Paulo Brehm, dando o exemplo de Cuba, da República Dominicana e do México.
Natacha Araújo, gestora de grupos da Tagus, conta que as capitais europeias estão a dominar as escolhas dos finalistas do secundário. "Londres é o número um", garantiu a responsável, que tem "muitos pedidos de grupos para Junho". A seguir, vem Paris, mas há também opção pelas ilhas gregas. "O mercado mudou muito", conta, explicando que, ao contrário dos universitários, as viagens de cariz educativo estão a dominar no secundário.