O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, estimou esta quinta-feira em dez milhões de euros a verba adicional para fazer as intervenções necessárias nas zonas do litoral afetadas pelo mau tempo.
Corpo do artigo
Na conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministros, Moreira da Silva disse que estão a ser identificadas as intervenções que são necessárias fazer na costa portuguesa, devido ao mau tempo das últimas semanas, e que não estavam previstas no Plano de Ação de Intervenção do Litoral.
"Em relação a isso, espero, nos próximos dias, apresentar o valor concreto, mas estamos a falar de uma necessidade adicional, de uma disponibilidade financeira na ordem dos dez milhões de euros - este valor precisa de uma avaliação mais detalhada", afirmou o ministro.
Moreira da Silva adiantou que o Governo está a encontrar "fontes de financiamento para muito rapidamente lançar um novo concurso para as intervenções adicionais".
O ministro acrescentou também que, no âmbito do plano de intervenção no litoral, estão previstos 300 milhões de euros para este ano e para 2015, estimando-se realizar 303 obras.
Moreira da Silva disse ainda que se estão a identificar as áreas afetadas pelo mau tempo, cujas obras já estavam prevista no plano de intervenção no litoral.
Nestes casos, acrescentou, "trata-se de prosseguir essas intervenções, a tempo da próxima área balnear".