Os diretores da rádio e televisão da RTP enviaram, esta terça-feira, um pedido de esclarecimento ao regulador sobre uma eventual violação da sua autonomia editorial e qual o papel do Conselho Geral Independente em termos de conteúdos.
Corpo do artigo
"É um pedido de esclarecimento sobre aquilo que pode consubstanciar uma eventual violação da autonomia editorial" dos diretores da RTP, disse fonte da empresa à agência Lusa.
Esse pedido de esclarecimento surge na sequência da deliberação do Conselho Geral Independente (CGI), que "chumbou" pela segunda vez o projeto estratégico do conselho de administração da RTP e acusou aquele órgão de ter violado o princípio da lealdade institucional e dever de colaboração com o órgão supervisor (CGI) por não ter informado sobre os direitos da Liga dos Campeões de futebol.
Segundo a mesma fonte, a carta enviada pelos diretores da RTP tem também como objetivo esclarecer quais são as competências do CGI em matéria de conteúdos.
O supervisor explicou na segunda-feira que a proposta para a transmissão dos direitos televisivos da Liga de Campeões deveria ter sido comunicada ao CGI, não só por ser de natureza estratégica, mas "tanto mais quanto o CA [Conselho de Administração] se encontrava em posição de submeter, e logo de re-submeter, ao CGI o seu Projeto Estratégico para o período final do mandato em setembro de 2015".
Este órgão lembra que "apenas tomou conhecimento desta proposta em 20 de novembro de 2014 pela imprensa, tendo a proposta final sido assinada pelo CA em 10 de novembro de 2014".