Dois incêndios, nos concelhos de Tábua e de Mangualde, tiveram início esta segunda-feira de manhã, juntando-se aos outros quatro grandes fogos ainda ativos pelo país e mobilizando no total quase 1000 operacionais.
Corpo do artigo
Entre as 5 horas e as 5.30 horas desta segunda-feira, a Proteção Civil registou mais dois grandes incêndios, o primeiro na localidade de Pedreles, concelho de Mangualde, onde estão 57 bombeiros e operacionais a combater duas frentes de fogo, e o segundo em Carapinha, concelho de Tábua.
Estes incêndios, a lavrar em floresta, está a ser combatido por 87 bombeiros e 22 operacionais, estando ativo em três frentes.
No total, e de acordo com o site da Autoridade Nacional da Proteção Civil, estão em curso 19 incêndios no país, mas o site apresenta aqueles que duram mais de 2 horas ou são combatidos por mais de 10 veículos operacionais ou 3 ou mais meios aéreos pesados.
A Proteção Civil adianta ainda continuarem ativos outros quatro grandes incêndios, sendo o maior em Ourém, onde estão 371 operacionais, dos quais 327 bombeiros, e 100 veículos operacionais a combater uma frente de fogo.
Estão ainda a lavrar grandes fogos em Salgueiro, concelho de Águeda, Carragozela, em Seia, Carapinha, em Tábua, e Amoreita, em Tomar.