O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse hoje, quinta-feira, que espera novidades na intervenção que Barack Obama fará sexta-feira na Conferência da ONU sobre alterações climáticas.
Corpo do artigo
"Não estou à espera que (Barack Obama) venha aqui somente repetir o que está no projecto de lei que foi preparado pelo Congresso", disse Barroso em conferência de imprensa em Copenhaga.
"Pelo que sei, ele virá dar provas de liderança, que é o que toda a gente espera dos Estados Unidos e do próprio Presidente (Obama)", frisou.
"Estou firmemente convencido que ele vai anunciar algo, porque se nada fizer, outros vão interpretar isso como uma desculpa para também nada fazerem", acrescentou.
Até agora, sabe-se que os Estados Unidos continuam comprometidos em reduzir, ate 2020, as suas emissões de gases com efeito de estufa em 17 por cento em relação aos níveis de 2005.
Este valor é inferior ao acordo dos 27 Estados-membros da União Europeia, que se comprometeram a reduzir as emissões em 20 por cento até 2020, em relação aos níveis de 1990, meta que poderá ser alargada para 30 por cento se outros países industrializados fizerem "esforços comparáveis".