Escolas encerradas em Resende, regresso à normalidade nos concelhos do Centro
Todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Resende se mantêm hoje encerrados devido à neve que ao início da manhã continuava a afectar estradas municipais, disse à Agência Lusa o presidente da autarquia, António Borges.
Corpo do artigo
Ao início da manhã, continuavam cortadas ao trânsito as ligações entre Resende e Lamego, por S. Martinho de Mouros e Avões, e entre Resende e Bigorne, no Alto de S. Cristóvão.
"São situações muito complexas, que se mantiveram durante toda a noite e obrigaram a manter as escolas fechadas", explicou o autarca do Norte do distrito de Viseu, acrescentando que estão fechados os jardins-de-infância, as escolas do primeiro ciclo, preparatória e secundária do concelho.
Cerca das 09:30, fonte da GNR disse à Lusa que, com a queda de chuva que começou a derreter a neve, estão criadas condições para, dentro de poucas horas, as estradas reabrirem.
No entanto, segundo António Borges, as crianças já ficaram em casa e não faz sentido "estar a reabrir as escolas para um período muito curto de aulas".
Ainda no distrito de Viseu, estiveram fechadas na segunda-feira todas as escolas dos concelhos de Cinfães e Lamego. No entanto, hoje regista-se um regresso à normalidade, segundo fontes das duas autarquias.
No distrito de Castelo Branco, a chuva limpou as estradas onde ainda havia acumulação de neve e gelo, nomeadamente nalgumas zonas da Covilhã e Fundão, e permitiu a reabertura de todas as escolas.
"Está tudo de regresso à normalidade", disse à Lusa Rui Esteves, comandante operacional de Castelo Branco.
Também na região da Guarda, as escolas que segunda-feira estiveram fechadas devido à neve, reabriram hoje com normalidade, referiu fonte da Equipa de Apoio às Escolas da Guarda.
Segundo a mesma fonte, como está a chover, a neve derreteu e "as escolas estão todas abertas", estando as actividades lectivas nos vários concelhos do distrito a decorrer "com normalidade".
Na cidade mais alta do país, ao princípio da manhã algumas ruas mais íngremes permaneciam encerradas ao trânsito mas a protecção civil já estava a proceder à sua reabertura.
"Está uma equipa no terreno para levantar todas as restrições ainda existentes nas ruas", indicou Granja de Sousa, coordenador do serviço municipal de protecção civil da Guarda, assegurando que "a cidade voltou hoje à normalidade".
Na Serra da Estrela, as estradas também permanecem abertas à circulação rodoviária, adiantou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda.
No distrito de Leiria, nos concelhos de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra, as aulas decorrem com normalidade, depois de segunda-feira vários estabelecimentos de ensino terem sido encerrados devido à neve.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), neste momento não existem estradas encerradas ao trânsito.
"Devido ao mau tempo, estão a ocorrer quedas de árvores para estradas e algumas inundações de vias, mas nada de gravidade", adiantou a mesma fonte.