Os estudantes do Conselho das Repúblicas da Universidade de Coimbra invadiram a Reitoria durante cerca de meia hora, durante um protesto contra o próximo Orçamento.
Corpo do artigo
Cerca das 17.00 horas, 300 estudantes do ensino superior estavam concentrados, no pátio das escolas da Universidade de Coimbra, num protesto, iniciado às 14.30 horas, contra o Orçamento do Estado para o próximo ano, constatou a agência Lusa.
A iniciativa dos estudantes de Coimbra integra-se numa jornada de luta nacional, a que algumas das principais associações académicas do país decidiram não aderir.
Cerca das 16.00 horas, parte dos estudantes que se concentravam no pátio das escolas da Universidade de Coimbra subiu a escadaria, começou a bater nas portas, tendo conseguido entrar no edifício da reitoria.
Os estudantes subiram ao primeiro piso, com o grupo da frente a carregar um caixão que simboliza a morte do Ensino Superior e a exigir a presença do reitor, que se encontra reunido com o presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra e com representantes dos núcleos de estudantes das diversas faculdades.
Um dos estudantes disse que o grupo voltará à reitoria caso o reitor não vá falar com eles. "Se não falarem connosco vamos aí acima e deitamos as portas abaixo porque elas abrem facilmente ao pontapé", gritou um dos manifestantes.
O grupo que forçou a entrada na reitoria escusou-se a prestar declarações à comunicação social.