O fascínio pela neve fez esquecer as baixas temperaturas registadas em todo o Grande Porto. Os flocos de neve e a expectativa de ver a paisagem coberta por um manto branco e fofo encaixaram na ideia romântica de Inverno.
Corpo do artigo
Pelas ruas, as pessoas partilhavam, cúmplices, o encanto de passear à neve. E sorriam, indiferentes ao ritmo do tiritar. A neve pintalgou, ontem, as ruas de Gaia, Valongo, Gondomar, Maia, Trofa, S. Tirso, Porto, Famalicão, Vila do Conde, Póvoa e no Vale do Sousa.
"Sinto-me uma criança", contou Paula Vieira ao JN. De máquina fotográfica em punho, procurava captar a imagem da filha Lara, de seis anos, na neve. "É para o álbum", explicou. À porta da EB 1 da Ilha, em Valongo, Paula disparava a máquina na esperança de eternizar a queda dos flocos. "É uma novidade para nós".
Quentinhos no regresso à sala de aula, os alunos do 4.º A da escola da Ilha ainda não estavam refeitos de tamanha emoção. A hora do recreio coincidiu com o pico da queda de neve, o que deu direito a tudo. "Foi melhor que uma festa... Foi como se fosse um sonho", explicou o Tomás, rendido ao espectáculo da manhã.
Para casa, os alunos da professora Beatriz Paulo levaram as fotos do pedaço de dia que os fez ganhar a semana. Orgulhosos, mostravam o boneco de neve que, bem vistas as coisas, "até parecia antes um esquilo", estimou o João. Do frio, já nem se lembravam. Depressa descobriram que as correrias lhes garantiam o aquecimento devido.
Nevou em Vila do Conde e em várias freguesias da Póvoa de Varzim. Os adultos lembram a última queda de neve nas duas localidades à beira-mar, nos primeiros dias de Janeiro de 1987, e os ainda mais velhos, o dia em que nevou na praia, em 1982. Nunca mais tinha nevado. Desta vez, não nevou na praia, mas, sobretudo, nas freguesias interiores dos dois concelhos, chegou para pintar um cenário mágico que, para muitas crianças e adultos, lembra os filmes ou os postais dos países frios do Norte da Europa.
Há pelo menos 25 anos que não se via um nevão tão grande sobre a região do Vale do Sousa. Ontem, a cidade de Penafiel ficou completamente pintada de branco, a exemplo das outras cinco sedes de concelho da região. Algumas escolas encerraram temporariamente e outras dispensaram os alunos. Houve algumas estradas municipais cortadas e ocorreram dezenas de pequenos acidentes de viação.
A neve também cobriu o concelho de Famalicão, principalmente durante toda a manhã. Ao final da tarde, o manto branco ainda era bem visível.