O incêndio que lavrava desde terça-feira em Nogueira de Alcofra, no concelho de Vouzela, distrito de Viseu, foi dominado esta sexta-feira à tarde, mas concentra ainda no terreno 213 homens, 68 veículos operacionais e dois meios aéreos.
Corpo do artigo
Às 13.20 horas, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, cinco ocorrências em Portugal continental reuniam no terreno mais de 800 homens e mais de 200 veículos operacionais.
O incêndio em Nogueira de Alcofra, agora dominado, é aquele que reúne mais meios, seguido do fogo na Serra do Caramulo, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, e que na quinta-feira vitimou mortalmente uma bombeira. Apesar de também estar dominado, este incêndio conta ainda com o trabalho de 187 bombeiros, apoiados por 56 veículos operacionais.
O maior incêndio em curso deflagra na Covilhã, no distrito de Castelo Branco. É um fogo em mato, que arde desde a madrugada de hoje e que está a ser combatido por 170 homens, apoiados por 36 veículos operacionais e quatro meios aéreos.
Na Várzea da Serra, em Tarouca, Viseu, um incêndio em mato ocupa 157 homens, apoiados por 40 veículos operacionais e dois meios aéreos. Este fogo deflagrou na quinta-feira, às 5.12 horas, e às 13 horas desta sexta-feira tinha ainda duas frentes ativas.
O incêndio de menor dimensão entre as cinco ocorrências destacadas pela Proteção Civil na sua página na Internet é aquele que arde em Soutelinho do Mezio, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real. Este é um incêndio em mato, que arde desde as 07:39 de quinta-feira e que às 12.40 desta sexta-feira era combatido por 119 homens, apoiados por 35 veículos operacionais.