O incêndio em mato que deflagrou na sexta-feira na Covilhã e que era combatido por um total de 260 homens foi dominado, ao início da tarde deste sábado, de acordo com a informação avançada pela Proteção Civil.
Corpo do artigo
Além do forte contingente humano, estiveram envolvidos 78 veículos, três helicópteros e três aviões no ataque às chamas.
Também um incêndio de menores dimensões, em Penedos Letras (Braga), que se tinha iniciado este sábado pelas 14 horas, foi rapidamente dominado pelos 37 operacionais que combateram as chamas, com o auxílio de nove viaturas terrestres e um helicóptero de ataque inicial.
Por esta altura, seguem cinco incêndios ativos no país, sendo o que afeta a Serra do Caramulo, no distrito de Viseu, o que mobiliza mais meios humanos.
Às 15 horas, estavam no local 304 operacionais e 85 veículos e um helicóptero bombardeiro.
À mesma hora, no distrito de Vila Real, prosseguiam ativos três incêndios: um em Torneiros/Beça, concelho de Boticas, um em Santo António de Monforte e outro em Calvão, ambos no concelho de Chaves.
A estes, soma-se o incêndio que deflagrou esta manhã no concelho de Arcos de Valdevez, em Viana do Castelo.
De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio de mato deflagrou às 10.15 horas nas localidades de Ponte de Ervideira e Padroso, estando às 14.50 horas com uma frente ativa e mobilizando 48 bombeiros, 11 veículos e dois helicópteros de ataque inicial.