Desde das seis da manhã desta terça-feira que o Parque Nacional da Peneda Gerês é atingido por novo incêndio que evoluiu para três frentes.
Corpo do artigo
Apesar de na página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) o incêndio apontar para um área junto a Pé de Cabril (Campo de Gerês), as chamas lavram na zona conhecida como Carris.
"Uma das frentes ameaça atingir Espanha pelo Parque do Xurês, outra encaminha-se para a antiga aldeia dos mineiros. Uma terceira frente arde na vertente virada à Mata de Albergaria", refere fonte no terreno.
De acessos impossíveis a veículos terrestres, os bombeiros da corporação de Terras de Bouro estão a ser transportados via helicóptero para a zona, considerada pelo PNPG, reserva parcial.
No entanto os fortes ventos no local, fruto da altitude, ameaçam empurrar o incêndio para a reserva total, classificada desde 2008 como Pan Parks por organismo europeu.
Dois meios aéreos anfíbios foram mobilizados para o local a meio da manhã, enquanto um helicóptero baldava as chamas. No total estão 30 elementos humanos a combater as chamas.
"A deslocação a pé para o incêndio não é possível. Pois estamos a falar de mais duas horas e meia, por um caminho de nove quilómetros, da cota 700 para os 1500 metros, para chegar às frentes e isto a andar muito bem", frisa fonte dos bombeiros.