Força Aérea procura homem caído ao mar numa viagem entre Leixões e Ponta Delgada
A Força Aérea portuguesa iniciou, esta segunda-feira, uma operação de busca de um tripulante do navio mercante Corvo, que terá caído ao mar durante uma deslocação de Leixões para Ponta Delgada.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado da Marinha, o pedido de auxílio chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada no domingo, pelas 12.50 horas (hora local) quando o navio mercante Corvo navegava a cerca de 450 milhas náuticas (cerca de 830KM) a leste da ilha de S. Miguel, nos Açores.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes da Força Aérea iniciou esta segunda-feira as buscas com uma aeronave C-295, o que foi possível devido à melhoria das condições meteorológicas.
O navio, que efetuava o trânsito de Leixões para Ponta Delgada, "navegava sob condições meteorológicas extremas, registando ondas de cerca de 11 metros e ventos na ordem dos 100 km/h", de acordo com o comunicado da Marinha.
O comandante do Corvo revelou à Marinha que o navio iniciou buscas no local "imediatamente após terem detetado o desaparecimento do tripulante cerca das 12.45 horas", tendo terminado por volta das 19.50 horas, "face ao agravamento das condições de visibilidade".
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada contactou ainda outros navios para que ajudassem nas buscas, caso passassem pelo local, mas nenhum teve sucesso, devido às condições meteorológicas "extremamente adversas".