O Funchal apresenta, esta segunda-feira, um nível de radiação ultravioleta extremo e outras nove regiões contam com níveis muito altos.
Corpo do artigo
A região do Funchal, onde a incidência será maior entre 12 horas e as 17 horas, apresenta um nível extremo de radiação ultravioleta, atingindo o índice 11.
O Instituto de Meteorologia (IM) considera que o nível extremo representa perigo e pede às pessoas para evitarem o mais possível a exposição ao sol e aproveitarem para ficar em casa.
Ao mesmo tempo, nove regiões apresentam níveis de radiação ultravioleta muito alto, entre os índices 8 e 10, casos de Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo e Ponta Delgada, a última nos Açores.
No caso de índice muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protector solar e guarda-sol bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11.