<p>O governo da Galiza, Norte de Espanha - para onde se dirige a depressão cavada que hoje, sábado, atravessa o Continente português - activou ontem um dispositivo de mais de duas mil pessoas para responder a todas as incidências que possam surgir perante a previsão do temporal que afectará a região ainda hoje com ventos que podem chegar aos 150 quilómetros/hora.</p>
Corpo do artigo
Santiago Villanueva, director geral de Emergências e Interior explicou que algumas das equipas serão triplicadas, com mais operadores a serem destacados para a central do 112 para responder a um eventual aumento de pedidos de auxílio.
As patrulhas rurais e urbanas também serão aumentadas e o número de bombeiros por turno serão duplicados, com mais de 500 pessoas dedicadas apenas ao tema das estradas e circulação. Os operadores eléctricos foram já avisados para que reforcem as suas medidas "de forma importante", para responder a eventuais cortes e a situações de necessidade de clientes.
Todas as actividades desportivas foram suspensas e o Governo recomendou já aos peregrinos no Caminho de Santiago que evitem viajar especialmente durante o dia de hoje. Alguns jardins e parques públicos serão fechados.
Villanueva recomenda à população que evite deslocar-se e que reforce as medidas preventivas, principalmente nas suas residências . A partir da manhã de hoje estará a funcionar uma comissão central nas instalações do 112 na Galiza que coordenará toda a resposta das unidades no terreno.