Institutos Portugueses de Oncologia criam associação "Aliança contra o Cancro"
Fundada pelas comissões coordenadoras dos três IPO's portugueses, a "Aliança contra o Cancro", associação sem fins lucrativos, propõe-se colher recursos na sociedade e canalizá-los na íntegra para a investigação.
Corpo do artigo
Aberta a todas as entidades individuais e colectivas que a ela queiram aderir, a associação contará com José Laranja Pontes, do IPO do Porto, para o primeiro ciclo, de três anos, de presidência rotativa.
Anualmente, será aberto concurso para projectos de investigação em oncologia avaliados por uma comissão mista.
"O Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil irá mobilizar todas as suas capacidades para que a Aliança Contra o Cancro venha a representar um modelo exemplar de mobilização e intervenção social para a descoberta de novos caminhos de cura da doença oncológica", refere um comunicado do organismo enviado às redacções.
O documento esclarece que "os três Institutos Portugueses de Oncologia representam a linha da frente da luta contra o cancro e, como tal, é seu dever não só promover o tratamento de excelência, como congregar de todas as formas a energia necessária à melhoria dos resultados".