O Vaticano anunciou, esta sexta-feira, que os papas João Paulo II e João XXIII serão proclamados santos, "até final do ano".
Corpo do artigo
Karol Wojtyla (1920-2005) e Angelo Roncalli (1881-1963) serão elevados à glória dos altares e ao culto universal, depois de o papa Francisco ter promulgado o decreto que reconhece o segundo milagre de João Paulo II.
João Paulo II foi proclamado beato a 1 de maio de 2011 por Bento XVI, depois do reconhecimento de um milagre envolvendo uma religiosa francesa que sofria de Parkinson, a irmã Marie Simon Pierre, que terá sido curada pela intercessão de João Paulo II.
Sobre o segundo milagre sabe-se apenas que diz respeito a uma costa-riquenha, que rezou a João Paulo II pedindo-lhe ajuda para o seu estado de saúde, no dia da beatificação de Karol Wojtyla, no dia 1 de maio de 2011, dia da beatificação de Karol Wojtyla.
O papa Francisco convocou ainda um consistório - assembleia de cardeais presidida pelo papa - sobre a canonização de dois antecessores, acrescentou.
A data da canonização dos dois antigos papas ainda não foi divulgada, podendo acontecer "até final do ano", afirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
João XXIII foi declarado beato pelo papa João Paulo II, a 3 de setembro de 2000. João Paulo II foi beatificado a 1 de maio de 2011 pelo sucessor e atual papa emérito Bento XVI.