Algumas praias da costa alentejana disponibilizam aos veraneantes, até ao final de agosto, livros, jornais e revistas, organizando também várias atividades para ocupar "os mais irrequietos". Saiba quais.
Corpo do artigo
No concelho de Grândola, a biblioteca funciona nas praias de Melides e Carvalhal, de segunda a sexta-feira.
O serviço é assegurado pela Biblioteca Municipal de Grândola, até ao final de agosto, tendo disponíveis, segundo os responsáveis, 500 títulos, que são renovados quinzenalmente.
O Centro Ciência Viva do Lousal - Mina da Ciência associa-se a esta iniciativa, promovendo o projeto "Vai a Banhos".
Atividades como identificar e quantificar as várias componentes das areias ou ver o que acontece às conchas dos organismos marinhos, como consequência da acidificação do oceano, irão realizar-se, em dias específicos, em ambas as praias de Grândola.
A praia da Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, também tem, até 10 de agosto, uma biblioteca junto ao mar.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, sendo os livros, jornais e revistas disponibilizados pela Biblioteca Municipal de Santo André.
A mesma instituição organiza outras formas de ocupação para os veraneantes, como leitura de contos à beira-mar, jogos tradicionais e sessões de yoga, que se realizam regularmente durante toda a semana.
Em Sines, na praia Vasco da Gama, serão realizadas, nos dias 8 e 15 de agosto, pelas 10 horas, sessões de leitura de histórias.
A iniciativa é promovida pela Biblioteca Municipal e pelo Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes, de Sines, prometendo "viajar pelo mundo da imaginação com o azul do mar e contos a acompanhar".
Também no concelho de Odemira se vai ler, em agosto, contos à beira-mar, nos dias 8 e 29 na praia das Furnas (Vila Nova de Milfontes), a 17 no Almograve e a 22 na Zambujeira do Mar, sempre às 10.30 horas.
Outras iniciativas, como animação teatral e jogos, estarão disponíveis, durante o mês forte das férias, nestas praias, bem como no Carvalhal, promovidas pelo Polo de Educação Ambiental e pela Biblioteca Municipal José Saramago, de Odemira.