A Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, vai iniciar brevemente tratamentos de infertilidade com esperma de dador, mas quem os recebe vai ter de pagar o sémen, que é importado e custa 350 euros, sendo apenas gratuita a aplicação da técnica.
Corpo do artigo
A informação foi avançada à agência Lusa pela coordenadora do Centro de Procriação Médica Assistida (PMA) da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, Graça Pinto, para quem esta solução de pagar o esperma para posterior inseminação está a ser bem recebida pelos candidatos a pais.
Apesar de ser uma instituição pública que, por isso, realiza sem custos para os utentes tratamentos de infertilidade, a tabela de preços das técnicas não inclui o valor do sémen, mas apenas o custo da aplicação da técnica.
Uma vez que a MAC, tal como outras instituições públicas, não dispõe de um banco de gâmetas -- óvulos e espermatozóides -- a solução tem passado pela importação de esperma, nomeadamente de Espanha.
Segundo Graça Pinto, cada palheta com sémen crio conservado e já devidamente preparado para utilização através de técnica de PMA custa 350 euros, precisamente o mesmo valor que o casal tem de pagar para recebê-lo.
A responsável por este serviço, que foi inaugurado precisamente há dois anos, na presença da ministra da Saúde, Ana Jorge, revelou que existem actualmente 51 casais interessados em receber um tratamento de PMA com recurso a sémen de dador, sempre devido a causas de infertilidade.
Destes, uma dúzia aguarda já pela vinda da amostra (sémen) e deverá nos próximos dias submeter-se ao tratamento, o qual depende do calendário ovulatório.
Esta deverá ser também a solução encontrada pela MAC para custear as análises obrigatórias ao sémen de seropositivos, antes e depois da "lavagem" de espermatozóides, técnica que permite limpar o sémen da carga viral (VIH) e aos seropositivos serem pais.
A técnica começará em breve a ser aplicada neste centro de medicina da reprodução, que nos últimos tempos viu sucessivamente adiada a entrada em vigor desta tecnologia.
Para a mesma ser concretizada, o sémen do seropositivo candidato a pai tem de ser analisado, antes da lavagem, e depois desta técnica ser feita.
Cada análise custa 370 euros, num total de 740 euros, não tendo a MAC possibilidade de se ver ressarcida da despesa, uma vez que a mesma não está contemplada na tabela de preços das técnicas de PMA.
"Já propus ao conselho de administração da maternidade que este valor seja pago pelos casais que recorrem à técnica, tal como acontece no caso dos dadores de sémen", disse Graça Pinto.
Até ao momento, este serviço da MAC já recebeu 44 pedidos de casais serodiscordantes (só um dos elementos tem VIH), estando preparado para iniciar 10 lavagens, cujo material já foi recolhido.
O centro PMA da MAC foi inaugurado a 20 de Abril de 2009, após ter estado encerrado para obras, que representaram um investimento de 650 mil euros, com vista ao aumento da capacidade de resposta aos casais com problemas de infertilidade.