O Papa Francisco encontrou-se, esta quinta-feira, na catedral do Rio de Janeiro, com jovens peregrinos argentinos e pediu-lhes que saiam às ruas e lutem pelos verdadeiros valores católicos.
Corpo do artigo
"Espero uma confusão na Jornada Mundial da Juventude, mas quero confusão e agitação nas dioceses, que vocês saiam às ruas. Quero que a Igreja vá para as ruas", disse o Papa, citado pelo jornal O Globo.
"Quero que nos defendamos de tudo que seja acomodação e ficar fechado em torno de nós mesmos. As paróquias devem sair às ruas. Se não, acabam por transformar-se numa ONG (organização não governamental). E a Igreja não pode ser uma ONG", acrescentou.
O Papa Francisco, que realiza sua primeira viagem internacional desde que se tornou Papa, está no Brasil para a 28.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, que decorre até ao domingo.
"Os jovens devem lutar pelos valores e os idosos devem falar e transmitir a sabedoria dos povos. Ao povo argentino eu peço isso, não deixem de ser aquele que transmite os valores e a memória do povo e vocês jovens, por favor, não briguem com eles. Saibam que nesse momento vocês, os jovens e os idosos, estão condenados ao mesmo destino", declarou.
Muitos dos jovens que não conseguiram entrar na catedral, que ficou lotada, permaneceram do lado de fora, apesar da chuva e frio.
"A maioria dos jovens passou a noite toda aqui e a maior parte permanece do lado de fora. Essa juventude vai ajudar a construir um mundo mais fraterno. Eles querem receber o espírito de Santo Cristo", afirmou o papa argentino.
"Muito obrigado pelos que estão aqui dentro e pelos 30 mil que estão lá fora", disse Francisco, referindo-se ao número de fiéis que estavam do lado de fora da catedral do Rio de Janeiro.
No fim do encontro, o Papa abençoou uma imagem da Virgem e também uma cruz de São Francisco que devem percorrer a Argentina.
Mais cedo, o Papa recebeu as chaves da cidade do Rio de Janeiro, abençoou as bandeiras dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que decorrem no Rio de Janeiro em 2016, e visitou a comunidade da Varginha, no complexo de favelas de Manguinhos.
No final da tarde, Francisco deixa a Residência do Sumaré em direção à Praia de Copacabana para a Festa da Acolhida aos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude, fará um discurso e abençoará os jovens.