A polémica instalou-se rapidamente nas redes sociais quando o diário espanhol "El País" publicou no seu site a imagem um homem entubado identificada como sendo Hugo Chávez. No Twitter sucederam-se os desmentidos e o diário confirmou que a imagem era falsa, travando igualmente a impressão na sua edição em papel.
Corpo do artigo
O jornal espanhol "El País" foi obrigado a interromper a distribuição da sua edição desta quinta-feira devido a uma imagem atribuída a Hugo Chávez, na qual surge um homem entubado, que afinal era falsa, não correspondendo ao presidente da Venezuela.
A imagem, que o jornal espanhol diz ter recebido da agência de notícias Gtres Online, identificada como sendo de Chávez, foi igualmente publicada na sua edição online, tendo ficado visível cerca de 30 minutos.
Em comunicado, o "El País" explica que não tinha conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem e, ao verificar que a fotografia não correspondia efetivamente a Chávez, "paralisou a distribuição de sua edição impressa e procedeu a enviar uma nova edição aos pontos de venda".
A imagem da polémica foi retirada de um vídeo que está no Youtube, datada de 2008, que mostra um paciente a ser entubado numa cama de hospital.
Ernesto Villegas, ministro venezuelano da Comunicação, foi o primeiro dirigente a reagir a este incidente, qualificando a publicação da imagem como sendo "tão grotesca como falsa".
Hugo Chávez está hospitalizado em Cuba, desde 11 de dezembro, quando foi submetido a uma nova cirurgia devido ao reaparecimento de um cancro na zona pélvica.