O programa humorístico brasileiro "Porta dos Fundos" estreou-se, nesta terça-feira à noite, no canal televisivo FOX, de uma forma pouco ortodoxa: durante meia hora, foi emitido com a imagem rodada a 90 graus. Não, não se tratou de um engano: o objetivo era mesmo o de obrigar o telespectador a assistir deitado ao programa, como forma de atenuar os efeitos de uma suposta ressaca do Carnaval.
Corpo do artigo
Durante a emissão do show, que consistiu numa reposição dos sketches que os humoristas brasileiros celebrizaram na Internet, foi exibida por diversas vezes a seguinte mensagem: "Não é falha técnica, é a melhor maneira para ver TV de ressaca. Deitado".
A verdade é que a ideia não agradou a toda a gente. Nas redes sociais, em especial no twitter, foram vários os telespetadores que pensaram tratar-se mesmo de uma avaria técnica, questionando o tempo para "repor" a imagem original. Alguns, admitiram mesmo ter mudado de canal. O ato de irreverência também mereceu elogios, tendo havido quem tivesse assistido ao programa na íntegra conforme foi sugerido: deitado.
O "Porta dos Fundos", liderado pelo humorista Fábio Porchat (que já atuou a solo em Portugal), só agora chegou à televisão. É um fenómeno na Internet, com os sketches a registarem largos milhões de visualizações. O grupo de humoristas brasileiros assinou um contrato com a Fox para emitir os skteches já existentes e comprometeu-se a produzir uma série original para a televisão, que deverá ser emitida ainda este ano.
O canal do Youtube do "Porta" tem mais de oito milhões de seguidores.