A Inglaterra e o País de Gales aprovaram, esta quinta-feira, legislação que proíbe a divulgação de imagens sexualmente explícitas na Internet por vingança ou sem o consentimento das pessoas nelas envolvidas. A lei prevê uma pena até dois anos de prisão.
Corpo do artigo
A Inglaterra e o País de Gales juntam-se assim ao Japão e à Califórnia, nos Estados Unidos, onde a lei já proíbe a divulgação daquele tipo de imagens.
A nova lei aplica-se a "fotografias ou filmes que mostrem pessoas envolvidas em atividade sexual ou representadas de uma formal sexual ou com os seus genitais expostos", refere o Ministério da Justiça.
Um grupo da sociedade civil britânica anti-violência contra as mulheres já se congratulou com a proibição, afirmando que parceiros e ex-parceiros violentos usaram aquele tipo de imagens para "ameaçar, controlar e ferir mulheres".
Embora a lei não obrigue os sítios na Internet a remover as imagens, o Ministério da Justiça considerou que "envia uma mensagem clara" e vai facilitar à ação dos provedores das redes sociais.