Mais de cem mil alunos do 4.º ano do Ensino Básico realizam, esta sexta-feira, a prova de aferição de Matemática, depois de na quarta-feira terem testado os conhecimentos de Língua Portuguesa.
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É o último ano que estas provas não contam para nota, destinando-se apenas a diagnosticar o grau de consolidação das aprendizagens.
As provas realizam-se durante a manhã, em 5.103 escolas.
No próximo ano letivo, estas provas já vão ter a designação de "prova final" e contar 25 por cento para a nota final do aluno, ponderação que subirá para 30 por cento nos anos seguintes, à semelhança dos exames.
No que diz respeito aos resultados do ano passado, os alunos revelaram maiores dificuldades na exposição de ideias e resolução de problemas.
No "item" da comunicação matemática, em "números e cálculo", apenas 19 por cento teve a resposta totalmente correta.
Os resultados globais das provas foram considerados estáveis, face a 2010, apesar de a média nacional ter descido de 71% para 68%.
No ano passado, a Associação dos Professores de Matemática afirmou que a prova mantinha a estrutura que haviam questionado em anos anteriores, misturando perguntas "de resposta mais direta com outras mais complexas".
Para a associação, seria mais adequado dividir os dois tipos de resposta em secções distintas.
A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), por seu lado, registou "uma evolução positiva" no grau de exigência, face ao ano anterior.
A SPM defendia também que os resultados deviam contar para a classificação interna do aluno.