Quinze distritos de Portugal Continental estão, esta sexta-feira, sob aviso amarelo devido às previsões de valores muito elevados de temperatura máxima, de acordo com dados actualizados às 6.45 horas no site da Internet do Instituto de Meteorologia.
Corpo do artigo
Em aviso amarelo estão os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Portalegre, Évora, Beja, Lisboa, Setúbal.
Este aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, prolonga-se até ao final do dia de domingo.
O IM prevê para hoje céu limpo e subida da temperatura máxima, com Lisboa a chegar aos 32 graus, Faro aos 31 e Porto aos 28.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem também em alerta amarelo os distritos de Santarém, Lisboa e Setúbal, de acordo com informação disponível no site.
Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) tem activo desde as 12 horas de quinta-feira o alerta amarelo, também o segundo menos grave de uma escala de quatro devido à previsão de "calor intenso".
Este alerta mantém-se até às 20 horas de segunda-feira.
De acordo com o IM, os concelhos de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, Vila de Rei, Santarém, e Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, estão em risco máximo de incêndio.