O secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, apelou hoje, segunda-feira, ao civismo dos condutores em vias condicionadas ao trânsito devido à neve
Corpo do artigo
Em declarações aos jornalistas em Viseu, Vasco Franco lamentou "alguma indisciplina por parte das pessoas, que sabem que as vias estão condicionadas e em vez de se colocarem numa única faixa permitindo que os limpa neves circulem na outra faixa disponível, acabam por tentar ultrapassagens".
"Foi o que aconteceu ontem [domingo] mais uma vez, bloqueando a própria capacidade de operação dos limpa neves", afirmou.
No que respeita à assistência às pessoas, considerou que "essa vertente conseguiu-se fazer" apesar da grande quantidade de vias afectadas, e que "os meios responderam bem".
"Assim que detectámos que havia pessoas que tinham dificuldades em se movimentar, foram destacados bombeiros, GIPS da GNR e as pessoas tiveram a sua assistência. Nalguns casos demorou um pouco mais, porque houve muitas vias ontem em vários distritos do país cortadas pela neve", afirmou.
Garantiu que existem limpa neves suficientes "nos locais onde habitualmente ocorrem estas situações", nomeadamente na auto-estrada A24, mas lembrou que domingo a neve caiu em zonas onde é raro isso acontecer.
"Vamos procurar sempre melhorar a capacidade de resposta, também com a colaboração dos municípios, porque há muitas estradas municipais que também tiveram este condicionamento", acrescentou.
Vasco Franco lembrou que "este tipo de situações tem ocorrido um pouco em toda a Europa" e que, se em Portugal "as pessoas dizem que em Espanha não acontece, em Espanha dizem que em França não acontece".
"Um país como a Inglaterra fez um apelo há dois dias ao apoio da emergência ao nível europeu para fornecimento de sal. Portanto, todos os países quando enfrentam situações meteorológicas difíceis, têm as suas dificuldades. Nós temos as nossas", concluiu.
Neste âmbito, deixou um apelo aos condutores: "em situações excepcionais como foi a que aconteceu ontem [domingo] é preciso um cuidado redobrado, seguir as indicações das autoridades e, particularmente, no caso de vias com trânsito condicionado, circular numa única faixa para permitir que as outra esteja disponível para os meios de socorro poderem actuar".