Seis barras de portos foram, esta quinta-feira, fechadas a todo o tipo de navegação, no litoral centro e norte do país, devido ao mau tempo e ao estado do mar, segundo a página da Marinha portuguesa na Internet.
Corpo do artigo
As barras fechadas são dos portos de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.
A barra de Aveiro é a única em que estão condicionadas apenas as embarcações com menos de 35 metros de comprimento. As restantes barras do litoral do continente estão todas abertas à navegação, bem como as dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
A Marinha alerta para as previsões de agravamento das condições meteorológicas e do estado do mar entre quinta e sexta-feira, com rajadas de vento que poderão atingir os 90 quilómetros por hora e ondulação dos quadrantes de oeste/noroeste a aumentar até aos oito metros de altura em Portugal continental e de noroeste com nove metros de altura na Região Autónoma dos Açores.
Prevê-se também um agravamento do estado do mar na Madeira, com a ondulação a atingir os 3,5 metros do quadrante de sudoeste.