A Agência Europeia de Segurança Alimentar anunciou, esta terça-feira, que um dos lotes de sementes de feno-grego importadas do Egipto em 2009 é a ligação "mais provável" entre os surtos da bactéria E. Coli na Alemanha e em França.
Corpo do artigo
"A investigação da EFSA concluiu que um lote de sementes de feno-grego importado do Egipto é a ligação mais provável entre as duas epidemias" na Alemanha e em França, anunciou a agência europeia, com sede em Parma (Itália).
"Podem estar implicados outros lotes de feno-grego importados do Egipto no período 2009-2010", de acordo com o relatório da EFSA. A conclusão pertence ao grupo de trabalho especial criado pela agência para detectar a origem dos surtos infecciosos.
A EFSA pediu à Comissão Europeia que aplique todas as medidas necessárias para evitar novas contaminações. A agência aconselhou que todos os Estados--membros que receberam o lote suspeito sejam contactados pelas autoridades europeias.
Pediu também aos cidadãos que não cultivem rebentos para consumo próprio, nem comam rebentos ou sementes germinadas sem estarem cozinhadas.
O feno-grego é uma planta de folhas ovais, parecida com o trevo. As sementes são usadas na alimentação por serem muito ricas em fósforo e magnésio. Pode ainda ser usado como fertilizante na agricultura biológica.
O lote suspeito, de 15 toneladas, foi importado em 2009 pela Alemanha e redistribuído para outros países.
Os surtos da bactéria E. Coli enterohemorrágica (ECEH) começaram em Maio, na Alemanha, e em Junho, em França.
A agência lembrou que, até ao momento, foram registados 48 mortos na Alemanha e um na Suécia por causa da bactéria, responsável por diarreias severas e pelo síndrome urémico hemolítico (HUS). Ao todo, foram registados 4.178 casos em países da União Europeia, Noruega e Suíça.
A 30 de Junho, o sistema de alerta rápido de alimentos da UE advertiu os Estados membros de que a origem do surto de E. Coli podia estar em sementes importadas do Egipto, na sequência da publicação de um primeiro relatório da EFSA sobre a causa da infecção.